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ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

   A Pavimentação Asfáltica é uma das soluções mais tradicionais e utilizadas na construção e recuperação de vias urbanas, vicinais e de rodovias, e ultimamente vem sendo muito utilizada em estacionamentos de porte publico e privado, sendo em hospitais, bancos, industrias, shoppings, supermercados, condomínios, residências e dentre outros, isso, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto (Abeda).

   

   O sistema de pavimentação asfáltica é formado por quatro camadas principais: revestimento de base asfáltica, base, sub-base e reforço do subleito. Dependendo da intensidade e do tipo de tráfego, do solo existente e da vida útil do projeto, o revestimento pode ser composto por uma camada de rolamento e camadas intermediárias ou de ligação. Mas nos casos mais comuns, utiliza-se uma única camada de mistura asfáltica como revestimento.

   

   O asfalto pode ser fabricado em usina específica (misturas usinadas), fixa ou móvel, ou preparado na própria pista (para tratamentos superficiais). Além da forma de produção, os revestimentos também podem ser classificados quanto ao tipo de ligante utilizado: o mais comum é o (CBUQ) o chamado Concreto Betuminoso Usinado a Quente.

 

   O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (MASSA ASFÁLTICA) é o serviço mais empregado no Brasil, porque é o revestimento mais econômico, mais rápido para aplicação e o mais resistente, pois é o único revestimento que quanto maior o trafego de veículos melhor será o seu acabamento e sua resistência.

 

   Etapas da Pavimentação Asfáltica:

 

 1. Preparo da base 
O capeamento asfáltico é aplicado após a execução da base e sub-base. Esse piso deve estar regular, compactado e isento de partículas soltas. A brita graduada simples é um dos materiais mais usados no País como base e sub-base de pavimentos asfálticos. Trata-se de um material cujo diâmetro dos agregados não excede 38 mm, e que tem entre 3% e 9% de finos. Seu transporte é feito em caminhões basculantes e a distribuição do material na pista é feita, normalmente, por vibroacabadora ou motoniveladora.

 

 2. Compactação da base 
A compactação é executada por rolos compactadores estáticos ou vibratórios. Essa operação deve ser feita logo após o espalhamento para evitar que a brita perca umidade.

 

 3. Lançamento da mistura asfáltica 
A mistura asfáltica deve ser lançada em uma camada de espessura uniforme de mo maxímo 0,05 centímetros. O lançamento é feito por vibroacabadora, que lança a mistura, faz o nivelamento e a pré-compactação da mistura asfáltica. O lançamento da mistura deve ser precedido por uma preparação da superfície da base com uma imprimação, por exemplo. A imprimação consiste na aplicação de material asfáltico sobre a superfície da base já concluída, para conferir impermeabilização e permitir a aderência entre a base e o revestimento a ser executado.

 

 4. Compactação do asfalto
Essa fase de execução da camada asfáltica geralmente se divide em: 1) rolagem de compactação e 2) rolagem de acabamento. Na primeira, se alcança a densidade, a impermeabilidade e grande parte da suavidade superficial. Na rolagem de acabamento são corrigidas marcas deixadas na superfície pela fase de rolagem anterior. Para essas tarefas são empregados rolos compactadores estáticos ou vibratórios. Após a compactação o pavimento está pronto para receber o acabamento superficial especificado.

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